Alimentos que influenciam o bom desempenho cerebral



São Paulo, 19 de junho de 2012 – “Diga-me o que você come e eu lhe direi o que você é” – essa frase do gastrônomo francês Jean Anthelme Brillat-Savarin foi celebrizada em 1825 e ganhou fama mundial. No Brasil, falamos que “você é o que você come”. Desdobramentos à parte, esse conceito tem por base a crença na enorme influência da alimentação na formação do corpo e no equilíbrio da mente. Se pensarmos no cenário brasileiro atual, em que a maior parte das pessoas segue a tradicional dieta ocidental – pró-inflamatória e repleta de açúcares, farinhas brancas refinadas, carnes e laticínios de animais criados em escala industrial com antiobióticos e hormônios, além de vegetais com altas taxas de agrotóxicos – podemos concluir que “você não é apenas o que come, mas também o quanto e como come”.

A alimentação pode definir o bom ou o mal funcionamento do organismo. Saber fazer a melhor mistura diária de alimentos que a natureza fornece é a melhor forma de se obter uma ingestão calórica e nutricional balanceada, que beneficie todos os órgãos do corpo. No planejamento do nosso cardápio, podemos incluir alguns alimentos que comprovadamente atuam para um melhor funcionamento cerebral: melhor concentração, agilidade de pensamento e boa memória.

De acordo com a nutricionista da farmácia Desejo Saúde (htttp://www.desejosaude.com.br), Alessandra Rocha, a inserção na dieta de alimentos ricos em colina é uma boa estratégia para quem visa melhorar a memória. Ela está presente na gema do ovo, no bife de fígado e na lecitina de soja.

O antigo conselho que diz que comer peixe toda semana faz bem ao cérebro tem um fundo de verdade. Para combater os “brancos” que às vezes nos deixam numa situação constrangedora, vale incluir no cardápio o salmão e a sardinha, ricos em ômega 3, outro componente que beneficia a memória. “Esse ácido graxo não só favorece o nascimento de neurônios como protege os já existentes, o que diminui os riscos de doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson. Só não vale congelar esses peixes, pois isso diminui a composição em cerca de 30% do ômega 3. O nutriente pode também ser encontrado nas nozes, nas verduras escuras e no azeite de oliva extravirgem”, Alessandra complementa.

E quanto às frutas? Uma que contribui para o bom funcionamento cerebral é a maçã. A nutricionista recomenda o consumo de uma maçã por dia. “Por ser uma fonte de fisetina – composto que favorece o amadurecimento das células nervosas – a maçã é uma fruta que estimula os mecanismos cerebrais relacionados à memória”, Alessandra afirma. O velho ditado inglês diz “uma maçã por dia mantém o médico longe” pode ser facilmente aplicado aos benefícios que esta fruta traz também ao cérebro.

O bom funcionamento das células do sistema neurológico e do sistema nervoso necessita do equilíbrio e variedade no consumo de alimentos. Os efeitos não são instantâneos, mas cumulativos, o que torna imprescindível desenvolver o hábito de comer bem dia após dia.

A farmácia Desejo Saúde é dedicada à venda de suplementos alimentares, produtos para atletas, equipamentos e aparelhos de saúde. Oferece produtos voltados à saúde e também informações sobre dietas, exercícios físicos, nutrição e bem estar.

Sobre a Sare Drogarias -- Fundada em 2007, 100% nacional e com a farmácia física localizada na movimentada Rua do Oratório, em São Paulo, a Sare mantém duas farmácias online com portfólios distintos e complementares: Sare Drogarias e Desejo Saúde. A navegação nos sites da Sare Drogarias é simples. Todo o processo de cadastramento e compra não leva mais de alguns minutos e o sistema de pagamento é seguro. Na tela de finalização do pedido o cliente escolhe a modalidade de frete de acordo com os valores e prazos que deseja. A Sare mantém parcerias com os principais laboratórios nacionais e estrangeiros e disponibiliza na Internet um completo portfólio de medicamentos e produtos para a saúde, que são entregues diariamente para todo o território nacional. Para mais informações acesse: http://www.saredrogarias.com.br e http://www.desejosaude.com.br. Curta a página da Sare no Facebook (http://www.facebook.com/drogariaonline) e siga a Sare no Twitter: @saredrogarias.


Informações:

Agência Comunicado
Cecilia Loreto Mack / Ane Tavares / Iara Voros
Tels. + 55 (11) 3661-0361/ (11) 3711-3834
cloreto@agcomunicado.com.br
ane@agcomunicado.com.br
iara@agcomunicado.com.br




Compartilhe