Conheça a APAM – Associação Paulista de Amparo à Mulher



image[0]


A APAM – Associação Paulista de Amparo à Mulher – é uma organização sem fins lucrativos, sediada na Rua Dona Elisa, 133, na Barra Funda, em São Paulo. Foi fundada em 1953 por um grupo de pessoas cristãs de variadas profissões, que se dispuseram a atuar em prol das mulheres em diferentes situações de vulnerabilidade social e pela valorização das suas famílias.

Em fevereiro de 2010, a Congregação das Irmãs Mensageiras do Amor Divino assumiu a gestão da Associação. Elas mantém o firme objetivo de dar continuidade à missão original da entidade: apoiar mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio de valores cristãos, de civilidade; ampla acolhida (sem discriminação), responsabilidade social, valorização e promoção da pessoa, desenvolvimento humano e formação cidadã. A inserção da mulher no mercado de trabalho é o principal foco da APAM.

A Congregação das Irmãs Mensageiras do Amor Divino nasceu em Aparecida (SP), em 17 de maio de 1954, sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. Seus fundadores são o Pe. Eduardo Moriarty, C.Ss.R. e Me. Felicy Braga MAD. A vocação religiosa é testemunhar Jesus Cristo e os valores do Reino de Deus. A finalidade primordial das Irmãs Mensageiras é Irradiar o Amor Divino através de retiros espirituais para crianças, jovens e adultos. Organizam a formação de lideranças na catequese da Igreja e atuam na promoção social, como é caso da APAM (foco na mulher) e ainda de outras quatro obras sociais com foco nas crianças e adolescentes.
 
Na APAM, a Ir. Érika Pinheiro Maida, Ir. Helena da Silva Rocha e Ir. Francisca Maria dos Santos, com o suporte técnico da Assistente Social Gabriela Pimentel, atendem diretamente 93 mulheres em diferentes situações de vulnerabilidade social através dos cursos periódicos, entrega de cestas básicas em parceria com a Paróquia São Geraldo das Perdizes, oficinas semanais e atendimento e acompanhamento social. No atendimento indireto com base no acompanhamento familiar, onde consideram no mínimo quatro membros por núcleo familiar, o atendimento é de 132 pessoas, totalizando 225 pessoas mensalmente. As mulheres acompanhadas pela APAM têm em comum, pouca ou nenhuma qualificação profissional, mas uma grande vontade de aprender e de mudar de vida. A APAM defende que a mudança na vida da mulher inicia um processo de mudança na família. Para garantir esse movimento de forma construtiva, a APAM atua por meio das seguintes atividades:


Atendimento Personalizado às Famílias – Acompanhamento de mulheres e suas famílias em situação de vulnerabilidade social em seus mais diversos aspectos (saúde, habitação, desemprego, falta de informação, violência, educação, entre outros). Dentro da política de Assistência Social, a APAM faz um trabalho contínuo e preventivo, que visa o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Curso de Cuidador da Pessoa Idosa – Diante do aumento da população idosa e a procura por profissionais qualificados na área do cuidado, a APAM disponibiliza às suas atendidas e também à população em geral o Curso de Cuidador da Pessoa Idosa. Curso periódico, ministrado por profissionais voluntários, de diversas áreas da saúde, do direito e do social. Proporciona uma visão sobre o processo de envelhecimento, suas consequências e como o profissional desta área deverá agir dentro de situações específicas. Acontece aos sábados das 09h às 12h.

Seguindo a formação ao cuidador a APAM também mantém um Grupo de Apoio aos Cuidadores, que oferece uma reciclagem para estes profissionais. O foco desta formação é um olhar para o profissional do cuidado, já que tal profissão necessita de especial atenção e dedicação, pois sua rotina diária gera desgaste físico e mental; neste sentido, a APAM, e a Universidade Nove de Julho – UNINOVE uniram conhecimentos para desenvolver essa formação.

Curso de Babá – Curso periódico, ministrado por profissionais voluntários, de diversas áreas, e que visa proporcionar a quem busca tal qualificação uma visão sobre o desenvolvimento infantil de forma integral – cognitivo, físico e emocional, com ênfase ao lúdico e à contação de histórias. Acontece aos sábados, das 09h às 12h.

Curso de Manicure e Pedicuro – Curso periódico ministrado por profissional voluntária com formação no SENAC e que tem por objetivo qualificar as alunas por meio de aulas teóricas e práticas, com foco na higienização, higiene e estética, preparando para a demanda crescente por profissionais desta área no mercado de trabalho.

Corte e Costura – Oficina contínua, ministrada por profissional voluntária com vasta experiência em alta costura. São ensinadas as noções básicas de corte e costura, confecção de peças como bolsas, roupas, cama, mesa e banho. Tem como objetivo principal a aprendizagem de um ofício para a geração de renda e inserção no mercado de trabalho. Acontecem todas as terças-feiras, das 09h às 11h.

Artesanato – Oficina contínua, ministrada por voluntária, na qual são ensinados vários tipos de bordados: vagonite, ponto cruz, bordado da ilha da madeira, ponto oitinho, crochê, entre outros. O principal objetivo desta oficina é criar um ambiente agradável para a troca de conhecimento e de experiência, bem como a aprendizagem de um ofício para a geração de renda e inserção no mercado de trabalho. Acontecem todas as quartas-feiras, das 14h às 16h.

A APAM está aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. O telefone é (11) 3662-3115 e o e-mail para atendimento é contato@apamsp.org.br. Para mais informações acesse: www.apamsp.org.br e www.mensageiras.com.br.

Informações à Imprensa:

Agência Comunicado
Cecilia Loreto Mack / Ane Tavares / Iara Voros
Tels. + 55 (11) 3661-0361/ (11) 3711-3834
cloreto@agcomunicado.com.br
ane@agcomunicado.com.br
iara@agcomunicado.com.br 




  • image[0]

Compartilhe