Escolha seu destino turístico neste inverno



São Paulo, 3 de julho de 2012 – Os brasileiros estão viajando cada vez mais. Segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), o mercado de turismo brasileiro deverá crescer 7,8% em 2012. Vários fatores são responsáveis por esse crescimento, entre eles os investimentos cada vez maiores no setor e o maior poder aquisitivo da população em geral.

Com as promoções oferecidas pelas agências de viagens, hotéis e pousadas no e-commerce e sites de compras coletivas, há ofertas para todos os bolsos. “A possibilidade de escolher um pacote turístico completo ou de criar sua própria viagem, comprando bilhetes, estadias e ingressos via pagamento digital, com segurança, sem precisar se deslocar, tem conquistado cada vez mais adeptos”, declara Bjarne Munkerod Andersen, CEO do site agregador de compras coletivas ValeJunto (http://www.valejunto.com.br). “Em média, agregamos 2 mil ofertas turísticas por mês, sendo 16% ofertas internacionais e 84% nacionais”, ele completa.

Além da busca clássica por hotéis e pousadas, Alexandre Luís Pedrosa, Diretor Geral da Agência de Viagens Canaus, diz que há um aumento considerável na busca por resorts, em especial os que oferecem all inclusive (pacote no qual são inclusos todas as refeições e alguns serviços que variam conforme o tipo de resort) e também viagens relacionadas à esportes, como maratonas, por exemplo. Os cruzeiros marítimos também não ficam de fora. Dados da Cruise Lines International Association (CLIA), divulgados pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), revelam que em 2011, 793 mil turistas foram transportados na costa brasileira, e por conta deste número de passageiros, o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking dos países que mais transportam pessoas em cruzeiros marítimos.

Férias de julho – As estimativas do Ministério do Turismo são de que, no Brasil, as regiões Norte e Nordeste sejam as mais procuradas nos próximos seis meses. Já para viagens internacionais de lazer, os destinos mais almejados são Orlando e Nova York (EUA), Cancún (México) e Buenos Aires (Argentina).

No site ValeJunto é possível encontrar ofertas de viagens nacionais e internacionais para diferentes cidades. Confira o perfil de alguns dos destinos brasileiros mais aconchegantes nos meses frios:

Campos do Jordão (SP) – Localizada no interior do estado de São Paulo, na Serra da Manitiqueira, é conhecida como "Suíça brasileira". Conta com uma linda arquitetura com construções europeias e um clima mais frio que a média do Brasil. Recebe muitos turistas no inverno, em especial em julho. Ganha verba especial para promover o turismo regional por ser uma estância climática – a cidade cumpre os requisitos definidos pela lei estadual. Oferece excelentes opções de restaurantes, lojas, shoppings, passeios, hoteis e pousadas. Um destaque é o Festival de Inverno de Campos do Jordão, o mais importante de música clássica da América Latina.

Monte Verde (MG) – Com clima romântico e arquitetura inspirada nas cidades frias europeias, Monte Verde está entre as melhores opções para quem busca aconchego e conforto perto da natureza. Localizada no sul de Minas Gerais, oferece uma variedade de hotéis, pousadas e restaurantes. No inverno, em especial em julho, chega a receber cerca de 5 mil turistas. Monte Verde agrada os mais variados públicos, desde casais em busca de sossego e clima romântico, até os adeptos de práticas esportivas. As montanhas verdes, picos e cachoeiras formam ótimos roteiros para trilhas, cavalgadas, mountain bike, rapel e montanhismo. Não espere por agitação noturna. À noite prevalecem os roteiros intimistas e sossegados.

Gramado e Canela (RS) - Localizadas nas Serras Gaúchas, no nordeste do Rio Grande do Sul, trazem fortes influências das culturas alemã e italiana – refletidas especialmente na culinária e na arquitetura urbana e rural. As ruas, em sua maioria, são estreitas e repletas de cafés, comércios de chocolates, restaurantes, lojas de artesanato, roupas e artigos de couro. Oferece iguarias gastronômicas como rodízios de foudue, chocolates e cafés coloniais. Para os adeptos de esportes e aventura, há espaço para atividades como rafting, cavalgada, trekking, asa-delta, tirolesa, trilhas, rapel e canionismo, além de roteiros para passeios em parques e fazendas tradicionais. É sede anual de festivais renomados como o Festival de Cinema de Gramado e o Festival Internacional de Bonecos de Canela --- ambos acontecem na temporada de inverno.

Bento Gonçalves (RS) – Conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho, o município de Bento Gonçalves abriga diversas vinícolas, em sua maioria abertas para visitação. Oferece cafés aconchegantes e culinária de forte influencia italiana. Para a diversão diurna e vespertina, o município tem roteiros com caminhadas e passeios no Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra e o tradicional passeio de Maria Fumaça. Também há espaço para atividades como tirolesa e escalada.

Visconde de Mauá (RJ) – Localizada no alto da Serra da Mantiqueira, Visconde de Mauá abrange dois estados: Rio de Janeiro e Minas Gerais. As montanhas e vales verdes, cachoeiras e piscinas naturais e as trilhas na mata atlântica compõem um clima "hippie-chic" e romântico. É frequentada por diversos públicos, desde famílias e casais que buscam tranquilidade e ar puro, até grupos de amigos que procuram aventuras ecológicas e esportes radicais. Há hotéis, pousadas e restaurantes dos mais variados estilos e preços. Na culinária, prevalecem a típica comida mineira e as massas italianas. No centro, é possível encontrar de bijuterias a joias, artigos de decoração, roupas e acessórios, artesanato local, doces e cachaças regionais, cafés e chocolaterias. Enquanto a programação diurna de Visconde de Mauá leva às aventuras ecológicas, a noite remete à bares e restaurantes com pocket shows e ao aconchego das lareiras. Para quem busca programas românticos, vale desgustar um bom vinho junto à lareira de sua própria pousada.

Poços de Caldas (MG) – Conhecida como o principal município do Sul de Minas Gerais, ganhou notoriedade por abrigar cassinos do século 19 e águas sufurosas com características terapêuticas. É uma ótima opção para quem busca destinos acolhedores e românticos. No inverno, conta com intensa programação de festejos temáticos (folclore) e delícias típicas da cozinha mineira, como caldos e batidas. Oferece boas opções de hoteis, pousadas, restaurantes e lojas. Também é ponto de encontro de adeptos do voo livre e trekking.

Gonçalves (MG) – Localizada no sul de Minas Gerais, Gonçalves abriga um conjunto paisagístico singular, com montanhas rochosas, florestas da mata atlântica, picos de até 2.100 metros, belíssimas cachoeiras com águas cristalinas, além de uma rica fauna. Não espere agitação noturna, pois Gonçalves é o lugar ideal para um clima romântico ou para prática de turismo rural, caminhadas e esportes radicais como escaladas. Por conta da facilidade e variedade de ingredientes, já é considerada um dos mais importantes pólos da gastronomia nacional. Conta com excelentes bistrôs, restaurantes e cantinas, comandados por talentosos chefs de cozinha.

Sobre o ValeJunto – ValeJunto está entre as start ups brasileiras que mais se destacam nas compras coletivas. Criada em julho de 2010 pelo Grupo CISNIO, a empresa alcança sucesso nos mercados brasileiro e internacional por oferecer a facilidade de encontrar todas as ofertas dos diferentes sites de compras coletivas em um só lugar. Em 2011, ValeJunto estreou o site no México (http://www.valejunto.com.mx) e na Argentina (http://www.valejunto.com.ar), e em 2012, na Espanha (http://www.valejunto.com.es).

Informações:
Agência Comunicado
Cecilia Loreto Mack / Ane Tavares / Iara Voros
Tels. + 55 (11) 3661-061/ (11) 3711-3834
cloreto@agcomunicado.com.br
ane@agcomunicado.com.br
iara@agcomunicado.com.br




Compartilhe