Suplementação de ômega 3 DHA pode trazer benefícios para os idosos



image[0]


Nutriente atua como método preventivo e amenizador de doenças comuns nessa fase da vida, como males degenerativos e comprometimento de funções 

São Paulo, 07 de janeiro de 2019 – Uma das estratégias adotadas pelos nutricionistas para ajudar a melhorar a saúde dos pacientes na terceira idade é a prescrição de suplementos nutricionais voltados às necessidades desse público – nutrientes que podem não constar da forma adequada na dieta. Entre os principais para quem já passou dos 60 anos está o ômega 3 DHA, ácido graxo de cadeia longa da classe dos ômegas 3 que atua de forma relevante na proteção do sistema nervoso central.

Segundo atestam diversas pesquisas científicas, o consumo regular desse lipídio por idosos pode prevenir e controlar o avanço de diversas doenças comuns neste período da vida e ainda afastar o risco de desenvolver certas morbidades. "O DHA atua no desenvolvimento da bainha de mielina, estrutura que envolve as células do cérebro, estimulando as sinapses (comunicação entre neurônios.) Quanto mais protegido o cérebro está, mais sinapses ele faz e, assim, melhora o seu próprio desenvolvimento", afirma a Dra. Maria Inês Harris, consultora científica de OmegaPURE, da Biobalance.

Além dessa participação na estrutura cerebral, o ômega 3 DHA também é capaz de prevenir o acúmulo de substâncias tóxicas no cérebro e os processos inflamatórios causados por elas, amenizando perdas celulares e, consequentemente, processos neurodegenerativos que levam a patologias senis, como Alzheimer, Parkinson e Demência.

Outra contribuição importante do consumo de DHA para a qualidade de vida dos idosos é sua atuação na saúde ocular e prevenção de males degenerativos da visão, prevalentes entre esses pacientes. Uma dessa enfermidades é a retinopatia diabética, que afeta os vasos sanguíneos da retina em pacientes com diabetes. Uma pesquisa publicada pelo Archives of Medical Science, indica que o ômega 3 DHA dá origem às protectinas, compostos ativos que possuem propriedades anti-inflamatórias, protetoras e cicatrizantes, que aumentam a recuperação dos tecidos vasculares.

Combinado ao ácido graxo EPA, o ômega 3 DHA ainda pode colaborar para tratamento e prevenção de outra condição que atinge a população acima dos 65 anos e, mais intensamente, pessoas octogenárias. Trata-se da Sarcopenia, perda gradativa de massa muscular. "De acordo com as evidências, por seus poderes anti-inflamatórios, os ácidos graxos de cadeia longa estimulam a síntese proteica muscular, favorecendo a hipertrofia ou expansão dessas estruturas", comenta a Dra. Harris.

A suplementação pode ter por objetivo tanto a prevenção (quando o paciente não apresenta problemas neurológicos) como o tratamento como adjuvante (quando há diagnóstico de neurodegeneração). "O objetivo é fazer com que o nutriente atue no tecido cerebral, preservando suas funções", explica a especialista da Biobalance.

Uma questão importante na suplementação de ômega 3 e de outros nutrientes após os 60 anos é a escolha de cápsulas que facilitem o uso e a deglutição. OmegaPURE e OmegaPURE DHA são os suplementos com a maior concentração e alta pureza de ácidos graxos ômega 3 já registrados no Brasil. Além do teor superior a 90%, a linha OmegaPURE apresenta zero colesterol, zero gorduras saturadas e zero gorduras monoinsaturadas. A tecnologia gastrorresistente, aplicada à menor cápsula do mercado, assegura um maior conforto gástrico, porque impede refluxo com odor de peixe – uma queixa comum de quem consome ômega 3 em cápsulas convencionais. As cápsulas de tamanho reduzido são de fácil deglutição, permitindo seu consumo de forma confortável também por crianças e idosos.

Sobre a Biobalance Natural Immune Support – A linha Biobalance visa promover saúde e bem-estar, através de produtos inovadores, naturais e de alta qualidade, que tenham por finalidade estimular as defesas naturais e o equilíbrio fisiológico do corpo humano. Suas linhas, encontradas nas grandes redes de farmácias, abarcam OmegaPURE® e OmegaPURE DHA® que têm a maior concentração de ômega-3 na menor cápsula do mercado, e EctoPURE®, cremes calmantes de uso tópico que auxiliam na redução de processos inflamatórios da pele, sem o uso de corticoides. Para saber mais acesse o siteFB e Instagram. SAC: sac@biobalance-nutraceuticals.com ou 0800-771-8438.





  • image[0]

Compartilhe